Nova Prata, quarta-feira | 16 de outubro de 2019

Prefeitura Municipal de Nova Prata

This is an example of a HTML caption with a link.

Dia de Campo sobre Bovinocultura de Leite

Última atualização em 26/09/2019 16:01:59

 

Um grande Dia de Campo sobre Bovinocultura de Leite: qualidade, sustentabilidade e rentabilidade irá tratar de temas de interesse dos produtores de leite e envolver cerca de mil agricultores familiares de 42 municípios das regiões de Caxias do Sul, Lajeado e Passo Fundo. O evento acontece no dia 09 de outubro, a partir das 8h30, nas comunidades de Santa Líbera e Campestre, em Nova Prata, e é promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura e Cooperativa Santa Clara, com apoio da Embrapa, Sindilat/RS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Cooperlate.

“Anualmente fazemos um evento de abrangência regional com uma atividade prioritária na região, e a bovinocultura de leite é planejada por 37 dos 49 escritórios municipais da região. Programamos este dia de campo, associado às cooperativas de leite, porque este é um setor que precisa de muita informação para se adequar às novas normativas. Para se manter na propriedade, o agricultor precisa se especializar e profissionalizar na atividade e investir para que as propriedades tenham sustentabilidade e rentabilidade”, destaca a gerente regional da Emater/RS-Ascar em Caxias do Sul, Sandra Dalmina.

O evento contará com quatro estações. A primeira, sobre qualidade do leite - Instruções Normativas 76 e 77, irá fornecer informações referentes às normas e adequações necessárias para cada propriedade, enfatizando o papel da ordenhadeira no processo. A de armazenagem de alimentos tratará da silagem de planta inteira e de grãos úmidos e do silo secador e suas vantagens para a propriedade. Na estação de manejo alimentar e planejamento forrageiro será abordado o uso da pastagem como principal volumoso da base alimentar, o uso de piquetes, horários de pastejo e suplementação, entre outros aspectos. E a estação de irrigação de pastagens irá tratar desta importante ferramenta para a estabilidade e aumento da produção de pastagens, o custo por hectare e o seu manejo.
Haverá ainda outras atividades importantes para a sustentabilidade das propriedades rurais, nas áreas de segurança e soberania alimentar (horta doméstica), avicultura colonial (alimentação e cercamento), mosca-das-frutas (controle biológico), plantas medicinais, meliponídeos e jardinagem, artesanato e agroindústrias, além de exposição de máquinas, equipamentos e insumos. “Conseguimos reunir uma série de parceiros para estarem junto trabalhando esses temas e oferecendo oportunidades e negócios para os produtores de leite”, diz Sandra.
Para mais informações e inscrições procure o Escritório da Emater/RS-Ascar do seu município.

 

 

© Todos os direitos reservados - www.novaprata.rs.gov.br
Webprata