Nova Prata, sábado | 25 de maio de 2019

Prefeitura Municipal de Nova Prata

This is an example of a HTML caption with a link.

Lei Municipal institui a Política de aquisição e descarte de acervo do Museu Municipal Domingos Battistel

Última atualização em 15/04/2019 06:53:12

 

Foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores e sancionada pelo Prefeito Municipal, através da Lei Municipal nº 10.287/2019, a Política de aquisição e descarte de acervo do Museu Municipal Domingos Battistel.

Trata-se ao final da instituição de um regramento específico para recebimento de objetos para compor o acervo e também para efetivação de eventuais descartes.

Essas regras foram construídas e aprovadas antes pelo Conselho Curador do Museu a partir da constatação de que o Museu possui uma limitação física tanto para exposição como para manter uma reserva técnica tão abundante.

A partir de agora, toda doação ao Museu deverá seguir os critérios previstos em Lei, documentando-se por meio de dossiê e avaliando-se a adequação do objeto à Missão do Museu e também a sua condição de conservação.

Desde o ano passado, após a obra de reforma da parte externa do prédio do Museu Municipal, está-se trabalhando com uma equipe técnica formada por museólogas e mais o Conselho Curador, no sentido de construir um projeto expográfico que vá ao encontro da missão do Museu de registrar a história do Município de Nova Prata, de seu território e de seus habitantes.

Esse trabalho foi dividido em três etapas, sendo que na primeira etapa foi realizada toda a contagem do acervo e definida a política de aquisição e descarte.

Na segunda etapa, prevista para iniciar agora no mês de Maio, será constituído o Plano Museológico e o Projeto Expográfico.

 

 

© Todos os direitos reservados - www.novaprata.rs.gov.br
Webprata