Nova Prata, terça-feira | 21 de agosto de 2018

Prefeitura Municipal de Nova Prata

This is an example of a HTML caption with a link.

Lançada 14ª edição do Festival Internacional de Folclore

Última atualização em 18/07/2018 15:51:17

 

Foi lançada oficialmente na noite de 12 de julho, a 14ª edição do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata, que acontecerá de 19 a 23 de setembro, com a participação de grupos da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, França, Índia, Lituânia, Panamá, Peru, Polônia, República Tcheca, Uruguai e Brasil.

O evento aconteceu no auditório da Casa da Cultura e teve o cerimonial conduzido pela presidente do Festival, Veridiana Vallar Ciota; e contou com a presença de autoridades locais e estaduais, representantes de entidades culturais, convidados e imprensa.

Com o tema “Gente da Terra”, essa edição faz uma homenagem aos homens e mulheres do meio rural e como mencionou Veridiana “a nossa pequena e promissora Nova Prata, abrirá suas portas, homenageando o povo simples do campo e da colônia, heróis anônimos que produzem o nosso sustento e constituem um elo com as raízes de todos nós”.

Em seu pronunciamento, o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Everson Marca destacou a importância do festival para Nova Prata quanto atividade cultural que motiva os grupos e entidades culturais do Município a desenvolver espetáculos para apresentar no evento "são eles que acabam se destacando nas noites de apresentação do nosso festival, os que mais atraem público, por vezes, as que mais emocionam, os que mais preparam espetáculos belíssimos para quem nos visita", complementou Marca. Outro ponto destacado pelo secretário Everson foi sobre o evento impulsionar o turismo, uma vez que Nova Prata desponta como um destino turístico no Estado. O prefeito Volnei Minozzo, fez um agradecimento especial ao Bailado Gaúcho, pelo empenho, dedicação, pelas parcerias e por fazer acontecer o Festival Internacional de Folclore de Nova Prata. Já o secretário adjunto de Cultura do Rio Grande do Sul, André Kryszczun, destacou o empenho da comunidade que se empenha em ações culturais "aqui vocês trabalham muito pela cultura, desenvolvem esse projeto ao longo dos anos e  tem o Festival Internacional de Folclore inserido no calendário de eventos oficiais do Estado" disse o secretário. Também se pronunciaram o presidente do Grupo Bailado Gaúcho, Folclore Arte e Danças, Sadi Capellaro da Silva; o presidente do Festival Internacional de Folclore de Espumoso, Rogério Dambrós; e o presidente da Câmara de Vereadores, Clayton Rigo. Também prestigiaram o evento os deputados João Reinelli e Catarina Paladini.

Na noite também foi entregue a programação oficial do Festival, apresentado o vídeo de lançamento do evento e revelado o homenageado da 14ª edição do Festival que será o historiador e professor Geraldo Farina.

“Semear a cultura, o conhecimento, a socialização e o enriquecimento é o nosso principal objetivo, aliado ao prazer e à felicidade de todos que fazem e farão parte deste momento tão grandioso para todos nós, cidadãos pratenses”, finalizou a presidente Veridiana. O Festival Internacional de Folclore de Nova Prata é uma realização do Bailado Gaúcho, Folclore Arte e Danças e do Município de Nova Prata; com apoio da Febrarp; IOV e Unesco e patrocínio da Vipal Borrachas, Supermercados Porta, Adylnet, Pratavera Transportes, AutoPratense Distribuidora de Autopeças, Casa Trevo Bavaresco, Ficagna Imóveis e ainda outras empresas que têm interesse podem apoiar o evento contatando o Bailado Gaúcho.

“Arar a terra para semear o grão e colher o fruto!”

 “Gente da Terra” é o tema da edição 2018 do festival que além dos imperdíveis espetáculos noturnos, que acontecerão no Ginásio Municipal Alcides Tarasconi; contará com a tradicional Feira de Artesanato que esse ano será na sede central da Sociedade Grêmio Pratense. Concomitante ao Festival, uma Feira Gastronômica e a Feira do Livro estão programadas para acontecer na Praça da Bandeira. Além disso, haverá o Projeto Escola que envolverá todos os alunos da rede de Ensino de Nova Prata e o Projeto Dança e Folia nas Ruas animarão quem estiver pela cidade. A Celebração pela paz também está prevista para acontecer na Igreja Matriz de Nova Prata, no domingo do encerramento do Festival.

A programação completa em breve estará no site www.festivalnovaprata.com.br

 

 

© Todos os direitos reservados - www.novaprata.rs.gov.br
Webprata