Nova Prata, segunda-feira | 24 de setembro de 2018

Prefeitura Municipal de Nova Prata

This is an example of a HTML caption with a link.

Aproveite as férias para colocar a carteira de vacinação em dia

Última atualização em 14/02/2018 16:08:03

 

Adolescentes e adultos também devem se vacinar

 

Vacinar é uma das formas mais efetivas e de menor custo para reduzir a mortalidade infantil, conforme a Organização Mundial da Saúde. Desde a última metade de século XX, doenças que antes eram muito comuns, tornaram-se raras no mundo desenvolvido como consequência, principalmente, da imunização generalizada.

 

O Programa Nacional de Imunizações do Brasil é reconhecido mundialmente. Enquanto muitos países ainda sofrem com doenças infectocontagiosas, o país registra cada vez menos casos e já eliminou muitas delas, a exemplo do sarampo e da poliomielite.

 

Todas as unidades básicas de Saúde possuem as vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde e que devem ser aplicadas durante a vida de uma pessoa, desde o nascimento até a melhor idade.

 

De acordo com a enfermeira Mariline Luz, da unidade central de Saúde de Nova Prata, recomenda-se que as pessoas verifiquem suas cadernetas de vacinação e procurem as unidades para saber se as vacinas estão em dia e assim poderem receber as doses faltantes ou em atraso e ficarem imunizados.

 

 

Vacinas para viajantes

 

Quem pretende viajar para outros países deve informar-se quais as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde.

 

Para o território nacional, o cuidado está principalmente com a transmissão da Febre Amarela. Essa é ofertada na rotina dos municípios com recomendação de vacinação pelas secretarias de Saúde dos Estados.

 

As vacinas são um dos mecanismos mais eficazes na defesa do organismo humano contra agentes infecciosos e bacterianos, e consiste na proteção do corpo por meio de resistências às doenças que o atingiriam. Elas são compostas por substâncias e microrganismos inativados ou atenuados que são introduzidos no organismo para estimular a reação do sistema imunológico quando em contato com um agente causador de doenças.

 

A recomendação da aplicação da vacina é de, no mínimo, 15 dias antes da viagem.

 

 

© Todos os direitos reservados - www.novaprata.rs.gov.br
Webprata