Nova Prata, sábado | 21 de julho de 2018

Prefeitura Municipal de Nova Prata

This is an example of a HTML caption with a link.

Campanha de vacinação contra a gripe continua

Última atualização em 14/02/2018 16:08:03

 

A campanha nacional de vacinação contra a gripe continua em todas as Unidades de Saúde de Nova Prata.

A campanha nacional vai até o dia 26 de maio e o Dia D será no sábado, 13 de maio, quando equipes estarão visitando as comunidades do interior para levar as doses de vacina.

A estratégia de mobilização para todo o país, que está executada em parceria com estados e municípios. Integram o público-alvo da campanha, pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas - e os funcionários do sistema prisional.

Outra novidade em relação aos anos anteriores é a decisão do Ministério da Saúde de vacinar também professores de toda a rede pública e privada. Em Nova Prata, os professores receberão as doses no dia 13 de maio, porém esses devem comprovar a docência mediante apresentação de documentos como contracheques, carteira de trabalho ou de sindicatos (CPERS/SINPRO).

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, como doenças respiratórias, renais, hepáticas, neurológicas e cardíacas crônicas, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias; também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

 

 

 

© Todos os direitos reservados - www.novaprata.rs.gov.br
Webprata