Nova Prata, sexta-feira | 22 de fevereiro de 2019

Prefeitura Municipal de Nova Prata

This is an example of a HTML caption with a link.

Recadastramento biométrico

Última atualização em 14/02/2018 16:08:03

 

Em Nova Prata iniciou no dia 06 de março de 2017 o recadastramento biométrico, os eleitores deverão se dirigir a Zona Eleitoral de Nova Prata. A Zona Eleitoral fica na rua Henrique Lenzi, 464, Centro – Nova Prata.

 

Para o atendimento, é preciso levar os seguintes documentos:

 

1) Comprovante de endereço em nome do eleitor (conta de luz, ou conta bancária, ou conta de telefone, etc, desde que contenha nome e endereço e seja recente).

 

2) Um dos documentos de identificação abaixo:

- RG original ou

- Carteira de trabalho e previdência social ou

- Carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal (OAB, CRM, CREA, etc) ou

- Certidão de nascimento ou

- Certidão de casamento.

 

ATENÇÃO: Não será aceita a carteira nacional de habilitação (CNH) para o primeiro título de eleitor por não conter nacionalidade/naturalidade. O passaporte somente será aceito se for o modelo que contenha também a filiação. Todo documento apresentado deve conter nome atual e sem abreviaturas (inclusive de filiação), caso contrário, deverá ser apresentado documento complementar que contenha o nome completo.

 

3) Comprovante de quitação do serviço militar (homens com idade entre 18 e 45 anos) para o primeiro título.

 

4) Título de eleitor ou comprovantes de votação, se tiver.

 

O recadastramento biométrico serve para identificar o eleitor por meio da impressão digital, habilitando-o para o voto após o seu reconhecimento. Com o objetivo de garantir um sistema de votação verdadeiramente democrático e ainda mais seguro, a medida impede que uma pessoa tente se passar por outra no momento da identificação em um pleito – já que não existem impressões digitais iguais – e faz parte do Programa de Identificação Biométrica do Eleitor brasileiro.

 

Desde outubro de 2015 todo o eleitor do Rio Grande do Sul que procura a Justiça Eleitoral para fazer o seu alistamento, revisar seus dados ou mudar seu domicílio, tem seus dados biométricos coletados.

 

Além desse recadastramento regular, que acontece sempre que o eleitor espontaneamente procura atendimento, também está sendo utilizado, para concluir o processo de coletas dos dados biométricos em determinados municípios, o mecanismo de revisão do eleitorado. Nesses casos o TRE define um período em que o eleitor é obrigado a comparecer sob pena de ter seu título cancelado. Esse processo de revisão já foi concluído em 326 municípios. Em outros 97 o processo terá início em 2017.

 

Em Nova Prata o total de eleitores até a presente data é de 19548 e 3704 já possuem a identificação biométrica.

 

 

© Todos os direitos reservados - www.novaprata.rs.gov.br
Webprata