Nova Prata, terça-feira | 18 de junho de 2019

Prefeitura Municipal de Nova Prata

This is an example of a HTML caption with a link.

Atualização do CadÚnico é indispensável para ter acesso ao programas sociais

Última atualização em 14/02/2018 16:08:03

 

A partir deste mês as pessoas que possuem o CadÚnico devem se dirigir ao CRAS para atualizar o seu cadastro. O Cadastro Único (CadÚnico) é um sistema que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, para que possam ter acesso aos programas Sociais do Governo Federal.

 

Entende-se por família de baixa renda aquela que possui renda mensal de até meio salário mínimo per capita; ou renda mensal total de até três salários mínimos, ou seja, que a soma de todos os salários do grupo familiar seja de até três salários mínimos – atualmente o salário é de R$ 937,00 então se a família somar a renda de R$ 2.811,00 pode se cadastrar no CadÚnico.

 

É através do CadÚnico que o governo obtém dados que mostram a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.

 

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) é responsável pela coordenadoria do CadÚnico. O sistema é de uso obrigatório nas seleções de beneficiários de programas sociais promovidos pelo Governo Federal, como por exemplo, o Bolsa Família.

 

Com base nas informações registradas nesse cadastro é possível identificar quem deve ter atendimento prioritário, quais as famílias que necessitam emergencialmente de ajuda para sair de situações de vulnerabilidade.

 

Para se cadastrar a pessoa deve levar documentos pessoais, comprovante de residência, carteiras de trabalho, comprovante de residência de todos os integrantes da família.

 

Em Nova Prata, o cadastramento ou atualização de dados dos já cadastrados deve ser feito junto ao CRAS que está localizado na rua Coroados, 200 – bairro Santa Cruz.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3242.8232.

 

 

© Todos os direitos reservados - www.novaprata.rs.gov.br
Webprata