Nova Prata, sexta-feira | 20 de abril de 2018

Prefeitura Municipal de Nova Prata

This is an example of a HTML caption with a link.

Agentes de Saúde e enfermeiras recebem capacitação

Última atualização em 14/02/2018 16:08:03

 

Na sexta-feira, 13, os Agentes Comunitários de Saúde e enfermeiras das unidades de Estratégia de Saúde da Família de Nova Prata receberam uma capacitação sobre Esporotricose, uma micose que pode afetar animais e humanos.

O palestrante foi o veterinário do Município, André Kloeckner, que explicou a origem da doença, os sintomas, o tratamento e como os agentes podem auxiliar a população nos cuidados com a transmissão da doença.

Saiba mais sobre a doença:

A esporotricose é uma micose provocada pelo fungo Sporothrix schenckii e, no Brasil, também pela espécie Sporothrix brasiliensis. A doença atinge habitualmente a pele, o tecido subcutâneo e os vasos linfáticos, mas pode afetar também órgãos internos. É incluída no grupo das micoses profundas.

O fungo causador da esporotricose habita a natureza (solo, palha, vegetais, madeira) e a instalação da doença se dá através de ferimentos com material contaminado, como farpas ou espinhos. Animais contaminados, principalmente gatos, também podem transmitir a micose através de mordeduras ou arranhaduras.

Após a inoculação na pele, há um período de incubação, que pode variar de poucos dias a três meses. As lesões são mais frequentes nos membros superiores e na face.

A esporotricose apresenta formas cutâneas, restritas à pele, tecido subcutâneo e sistema linfático, que são as mais frequentes, e formas extracutâneas, que afetam outros órgãos e são mais raras.

O tratamento da esporotricose pode ser realizado com o iodeto de potássio, que é bastante eficaz, mas pode ser acompanhado de efeitos colaterais, além de antimicóticos de uso sistêmico (via oral). As doses e o tempo de tratamento variam e devem ser determinadas pelo médico dermatologista. Formas graves da doença podem necessitar de tratamento com antimicótico por via venosa. Na forma localizada, pode ocorrer cura espontânea.

 

 

© Todos os direitos reservados - www.novaprata.rs.gov.br
Webprata