Nova Prata, quarta-feira | 19 de junho de 2019

Prefeitura Municipal de Nova Prata

This is an example of a HTML caption with a link.

Instalada oficialmente a Rede Simples em Nova Prata

Última atualização em 14/02/2018 16:08:03

 

Foi realizada na tarde da quinta-feira, 24 de novembro, a instalação oficial da Rede Simples no município de Nova Prata. Com a rede instalada, o caminho para registro de novas empresas fica desburocratizado e simplificado, o que agiliza o processo como explicou o secretário de Finanças, Gilmar Cappellari, em seu pronunciamento durante a cerimônia que aconteceu no Auditório da Câmara de Vereadores. Com a rede implantada, o empresário entrará em contato com seu contador e este fará uma consulta de viabilidade para instalação da empresa; com a viabilidade aprovada pelo Município, entregará somente uma vez a documentação na secretaria de Finanças e essa, através da Rede Simples, distribuirá para os demais órgãos envolvidos, como a Junta Comercial. “Além disso, poderemos emitir alvarás de funcionamento das empresas em muito menos tempo e até mesmo, alvarás provisórios para empresas de baixo risco, para que elas possam iniciar as atividades”, comentou o secretário.

De acordo com o presidente da Junta Comercial do Rio Grande do Sul, Paulo Roberto Kopschina, que esteve presente na instalação, a Rede Simples só é possível através da parceria dos Municípios e do Sebrae/RS, que “abraçam o projeto e possibilitam que ela seja implantada”, disse. Paulo Roberto lembrou da sua vinda a Nova Prata quando da inauguração da unidade da Junta Comercial, em 22 de julho, que já realizou mais de mil atendimentos daquele dia até meados de novembro. Ele elogiou a recepção que teve em Nova Prata e parabenizou a Administração pelo trabalho que desenvolve e pelos serviços que estão oportunizando à comunidade. Nova Prata é o 66º Município a implantar a rede e de acordo com Kopschina, agora o desafio será instalar a Junta Digital que recebeu grande investimento para agilizar os serviços. Ao fazer uso da palavra, o vice-prefeito Sérgio Sottili, salientou a importância de oportunizar serviços como a Rede Simples e facilitar os processos para que, nesse momento de crise, os empresários não desanimem e continuem com seus projetos. Já o prefeito Volnei Minozzo em seu pronunciamento, ao agradecer a parceria do Sebrae/RS e ao presidente da Jucergs, fez referência ao secretário de Finanças, Gilmar Cappellari e aos servidores Edegar André Tibola, Márcia Migliavacca e Vânia Dall’Agnol Veiga, que se envolveram na implantação da Rede Simples e que trabalharão diretamente nela. “A Rede Simples vem para encurtar caminhos e diminuir a burocracia”, sintetizou o prefeito, ao também comentar que faz parte do projeto macro da sua Administração firmar Nova Prata como um centro da microrregião trazendo para a cidade serviços. “É o momento de agradecer por uma mais conquista para Nova Prata que vem para beneficiar a população”, concluiu Volnei.

Participaram da cerimônia também a representante do Sebrae/RS, Tamara Piazzetta; um importante parceiro e motivador do empreendedorismo no país no apoio às micro e pequenas empresas; o consulto Mayquel Rohde, que foi responsável pelos treinamentos; presidentes e representantes de entidades de classe, contabilistas e autoridades municipais.

A Rede Simples terá sua base na Secretaria de Finanças, junto à Prefeitura Municipal e atenderá em horário comercial.

 

Saiba mais sobre a Rede Simples

Em 03 de dezembro de 2007 foi sancionada a Lei 11.598, que cria a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, com o objetivo de conceber e implantar um sistema integrado que permitirá a abertura, alteração e fechamento de empresas, por meio da simplificação de procedimentos e redução da burocracia ao mínimo necessário.

Em 30 de janeiro de 2009, através do Decreto 46.176, foi instituído o Comitê Estadual de implantação da Rede Simples no Rio Grande do Sul. Com isto, prevê-se que os processos de registro, alteração e baixa de empresários e pessoas jurídicas sejam simplificados, racionalizados e integrados. Através de um sistema único de entrada de dados, o empresário poderá solicitar a abertura, alteração ou baixa de sua empresa sem precisar percorrer todos os órgãos interessados e apresentar muitas vezes a mesma documentação repetidas vezes.

A rede propõe-se a sensibilizar os poderes do Estado da sua importância e de sua implantação; capacitar e orientar os gestores públicos e suas respectivas equipes de trabalho sobre os procedimentos necessários à implantação da rede e trabalhar a transversalidade de ações dos agentes envolvidos, com foco na modernização da gestão pública; desburocratizar e integrar os procedimentos nos órgãos de administração responsáveis pela abertura, alteração e baixa de pessoas jurídicas.

 

Na foto, o registro da cerimônia de instalação.

Mais imagens em 

https://www.flickr.com/photos/146872066@N05/albums/72157676927453476

Créditos: Ediane Bussolotto/ACPMNP

 

 

 

© Todos os direitos reservados - www.novaprata.rs.gov.br
Webprata