Nova Prata, sexta-feira | 20 de abril de 2018

Prefeitura Municipal de Nova Prata

This is an example of a HTML caption with a link.

Expo Prata: o encontro de etnias e de muitas gerações

Última atualização em 14/02/2018 16:08:03

 

Desde o bebê que foi no colo ou no carrinho até o mais idoso tiveram a oportunidade de vivenciar cinco dias de muitas atrações na segunda edição da Expo Prata, que aconteceu de 11 a 15 de novembro, na Associação dos Motoristas de Nova Prata.

De acordo com a organização do evento, mais de 30 mil pessoas visitaram a feira, que teve 136 expositores da indústria, comércio, serviços, artesanato e gastronomia do município e da região. De acordo com pesquisa realizada pela Plena Gestão de Eventos junto aos expositores, o movimento foi de mais de R$ 4 milhões, sendo que 49% deles não informaram valores dos negócios.

Com o tema “A força das etnias”, a Expo Prata apresentou ao público a diversidade cultural do Município através da gastronomia, música, dança e produtos.

 

Abertura oficial contou com autoridades e convidados

A cerimônia oficial de abertura da 2ª Expo Prata foi marcada pela expectativa que se confirmou com a realização de um grande evento que, nas palavras da presidente da festa Miriam Perin Cherubini, “foi uma satisfação visualizar e sentir um trabalho idealizado, construído e pronto a fim de ser entregue à comunidade da indústria, comércio, serviços, agroindústria, artesanato, educação e cultura do Município e região para estarem em uma vitrine de mostra e negócios”.

A corte da festa, formada pela rainha Joseane Petrikoski e princesas Marina Bavaresco e Jordana Gabana Toscan, com alegria e carinho saudaram os presentes convidando-os para vivenciarem a Expo Prata.

Os elogios aos idealizadores da feira, comissões organizadoras foram dados durante os discursos do presidente da AMESNE, prefeito Ricardo Bidese; representando a FAMURS, prefeito Aícaro Ferrari e pelo vereador Adelar Lorencet, presidente do Legislativo pratense. O deputado Ronaldo Santini, que esteve representando a Assembleia Legislativa do Estado, ressaltou a importância das parcerias entre entidades e Poder Público para a realização de grandes eventos e de ações como as feiras para prospectar os municípios. José Stédille, deputado federal que prestigiou a cerimônia, em seu discurso não só elogiou o evento, mas enalteceu o crescimento de Nova Prata: “não temos aqui somente crescimento, temos também um desenvolvimento ordenado e com qualidade de vida”, disse ele. Representando o governo do Estado, esteve presente Catarina Paladini, secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, que se disse feliz em ter participado também da primeira edição da feira e de perceber que nesta, o evento se tornou ainda maior e, desejou vida longa à Expo Prata. O prefeito Volnei Minozzo, além de manifestar sua alegria por estar realizando junto com as entidades CIC, CDL, Sindilojas, Exposições, Feiras e Eventos da Capital Nacional do Basalto, e Associação dos Motoristas; a segunda edição da Expo Prata, fez agradecimentos pela presença dos convidados e a todos os envolvidos e aos que contribuíram para a realização do evento. “Precisávamos de uma feira como essa para mostrar o potencial de Nova Prata. Nessa edição buscamos mais parcerias para que ela fosse possível”. O prefeito também externalizou durante seu discurso que tinha como desejo pessoal fazer uma festa onde pudesse mostrar a gastronomia da cidade, anseio que foi realizado durante a festa, que teve um restaurante especial com cardápios das etnias que colonizaram o Município.

Também, fizeram parte do palanque oficial o vice-prefeito Sérgio Sottili; Renato Rizza, do Tribunal de Contas do Estado; os vice-presidentes da 2ª Expo Prata: do Sindilojas, Josemar Vendramin; da CDL, Rogério Mendes Colla e da CIC, Charles Barbiero da Silva. Prestigiaram também a cerimônia de abertura os deputados Elton Weber e Juvir Costella; os deputados estaduais João Reinelli e Sérgio Turra, representados pelos seus assessores, secretários municipais, prefeitos da região, vereadores, cortes de festas regionais, presidentes e representantes de entidades, comissões organizadores da festa, expositores, empresários e convidados.

 

Diversidade nos shows

Passaram pelos palcos da 2ª Expo Prata inúmeras atrações que mostraram a cultura dos talentos locais através da música e da dança. O público também teve a oportunidade de assistir aos shows da Orquestra Sinfônica da UCS; Mariana Marques e Darlan Ortaça & Grupo; Tatiéli Bueno; Caravana Chamamecera (Os Fagundes, Elton Saldanha e Alejandro Brittes); da dupla Pedro Paulo e Alex e do músico Oswaldo Montenegro.

 

Potencialidades na vitrine

Com 136 expositores da indústria, comércio, serviços, artesanato e gastronomia do município e da região, a feira mostrou o potencial de Nova Prata. Com o tema “A Força das Etnias” os alunos das escolas municipais realizaram um trabalho de pesquisa minucioso de cada etnia que compõe a formação do município e apresentaram na Expo Prata. Mostras fotográfica, de vestidos, entre outros, também integraram as exposições. Diversos setores, especialmente o comércio, tiveram recordes de vendas em feiras.

 

Atividades paralelas movimentaram a feira

Desde competições esportivas até oficinas de culinária para crianças integraram as programações da 2ª Expo Prata. Durante os cinco dias do evento, foram realizados passeio ciclístico, 5ª Copa Rallye Nova Prata, Campeonato de Xadrez, jogo de Mora, oficinas de gastronomia para adultos e crianças, oficina de pintura, Campeonato Sub 15 Expo Prata - Feminino Regional de Futsal, oficina de modulagem, oficina de desenho e moda.

 

Emoção na solenidade de encerramento

            Em um discurso emocionado, a presidente da 2ª Expo Prata, Mirian Perin Cherubini, agradeceu as comissões de trabalho, apoiadores, patrocinadores, às soberanas, enfim, a cada um que dedicou seu tempo e seu empenho para que a feira acontecesse da melhor forma.

            As soberanas, rainha Joseane Petrikoski e as princesas Marina Bavaresco e Jordana Gabana Toscan, falaram da experiência e do prazer em representar o município e, também, agradeceram a todos que, de alguma forma ajudaram e estiveram com elas desde que eleitas em agosto de 2015.

            O prefeito Volnei Minozzo disse que a feira deste ano superou as expectativas e confirmou a pretensão de um evento ainda maior em 2018.

            Após os discursos, os organizadores, apoiadores e patrocinadores se juntaram para a foto oficial. Encerrando o último dia da Expo Prata, subiram ao palco as bandas Sedan 1.300 e Plano B.

A Expo Prata foi uma realização da entidade Exposições, Feiras e Eventos da Capital Nacional do Basalto e Ministério da Cultura; com o apoio do Município de Nova Prata, Sindilojas, CIC, CDL, UCS, SESC e Associação dos Motoristas. O patrocínio ao evento foi de Adeva, Adylnet, Auto Pratense, Badesul, Basalto Santo Antônio, Banrisul, Corsan, Concresul, Casa Trevo – CATR – Agropecuária PEPA, Confiare Imóveis, DDD Turismo, Era do Papel, Farmácia São João e Lucano, Guedes Extintores, Gráfica Agetra, Gráfica Monarca, Hemar Artefatos de Cimento, Ouro Fértil, P&C Arte Mobile, Postal Engenharia, Rede da Construção, Roseflor, Service Contabilidade, Security Sentinella, Strike Bowling, Sicredi, Sul Feiras, Supermercados Porta, Terraplanagem Salvador e Unimed Vale das Antas.

 

As fotos você pode conferir e fazer download na resolução que desejar através do link: https://www.flickr.com/photos/146872066@N05/albums/72157676080218685/page3

 

 

 

© Todos os direitos reservados - www.novaprata.rs.gov.br
Webprata