Nova Prata, sexta-feira | 20 de abril de 2018

Prefeitura Municipal de Nova Prata

This is an example of a HTML caption with a link.

Ações do Outubro Rosa são realizadas no Presídio Estadual de Nova Prata

Última atualização em 14/02/2018 16:08:03

 

Integrando as ações do Outubro Rosa, equipes das Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social e Centro de Referência de Assistência Social, visitaram as detentas do Presídio Estadual de Nova Prata, nos dias 27 e 31 de outubro.

Nas oportunidades, foram realizadas atividades de conscientização para a prevenção de câncer de mama e de cólon de útero, e também, sobre a importância da atividade física.

Iniciando os trabalhos, na tarde de quinta-feira, 27, as mulheres foram convidadas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a médica Mariana Carvalho, a participar de uma dinâmica para a apresentação e integração de todas.

Posteriormente, a enfermeira Mariline da Costa Luz falou sobre a importância dos exames preventivos, periodicidade, e sobre a oferta dos mesmos através do Sistema Único de Saúde – SUS.

Após, a doutora Mariana explanou os fatores de risco e as causas mais comuns que levam ao desenvolvimento de tumores e destacou dicas que podem auxiliar na prevenção da doença.

Encerrando a ação, a dirigente de equipe Maristela da Silva, chamou todas as participantes para cantar e dançar de mãos dadas uma música que fala sobre fé.

Já, na segunda-feira, 31 de outubro, foi a vez da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Centro de Referência de Assistência Social desenvolver atividades com as detentas.

Em breves palavras, a secretária de Assistência Social, Clarice Chiomento Minozzo e a coordenadora do CRAS, Sílvia Raquel Giacomini Antunes deixaram suas mensagens às mulheres.

Na sequência, a oficineira, Raquel Marchesini, promoveu uma aula de exercícios físicos, os quais elas poderão fazer em qualquer hora e local, com o objetivo de que as detentas abandonem o sedentarismo e melhorem a qualidade de vida e também, a autoestima.

As atividades dos dois dias foram realizadas através de um convite da administradora do Presídio Estadual de Nova Prata, Marinês da Silva Santos.

Marinês é a primeira mulher a administrar a casa prisional de Nova Prata e, conta que o seu objetivo é formar parcerias com pessoas e entidades que possam levar diferentes ações de ressocialização aos detentos.

Atualmente, o Presídio Estadual de Nova Prata abriga o total de 116 pessoas, destas, 11 são mulheres.

 

Fotos: Ediane Bussolotto / PMNP

 

 

 

 

 

 

 

© Todos os direitos reservados - www.novaprata.rs.gov.br
Webprata