Nova Prata, segunda-feira | 22 de julho de 2019

Prefeitura Municipal de Nova Prata

This is an example of a HTML caption with a link.

Amigos do Trânsito já emitiu 180 cartas educativas

Última atualização em 14/02/2018 16:08:03

 

O Programa Amigos do Trânsito de Nova Prata iniciou as atividades no mês de agosto desse ano, com 15 voluntários.

Somente no primeiro mês, referente a agosto, foram emitidas 98 cartas. Já nesse segundo mês, referente a setembro, foram enviadas 82 cartas, destas, 39 de estacionamento irregular, 17 por usar o telefone, 10 por deixar de indicar antecipadamente a direção do veículo (ligar o pisca), 7 por transportar crianças sem respeitar as normas especiais de segurança. As cartas foram emitidas para os mais diversos municípios dos estados do Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Esses tipos de infrações são considerados de médias à gravíssimas, e pode acarretar na perda de 4 a 7 pontos na carteira de habilitação, multa nos valores (a partir de 01 de novembro de 2016) de R$ 130,16 a R$ 293,47, apreensão do veículo, suspensão do direito de dirigir e recolhimento da CNH.

Alguns motoristas insistem em parar o carro em locais proibidos. Muitos se valem da desculpa de uma parada rápida, seja para deixar o filho na escola, ou somente descarregar/carregar um objeto, o que não é permitido.

O valor da multa por estacionar em local indevido, não chega ser dos mais altos, porém este tipo de multa está em segundo lugar entre as penalidades que mais contribui para a suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Estimativas apontam que dirigir e usar o celular simultaneamente aumenta em 400% a chance de acidentes. Os dados oficiais sobre o assunto ainda são poucos no Brasil, mas o que já foi mapeado revela o tamanho do problema: anualmente, cerca de 35 mil pessoas morrem no país. O número real é ainda maior, já que essa estatística não considera os óbitos ocorridos após o acidente, nos hospitais ou em casa, por exemplo.

Para evitar acidentes e maiores transtornos siga à risca as normas de segurança. Confira algumas dicas no anexo.

O trânsito só muda quando a gente muda!

 

Sobre o Programa Amigos do Trânsito

Instituído pela Lei Municipal nº 9547/2016 de 10 de maio de 2016, o Programa Amigos do Trânsito tem o objetivo de promover um trânsito educado e seguro. Consiste, basicamente, em cidadãos comuns desempenhando o papel voluntário de vigilantes do trânsito: ao verem alguma infração, anotarão o tipo de infração, local, data, hora e a placa do veículo que a cometeu. Após, enviarão essas anotações para a Secretaria Municipal de Administração e Trânsito. Como a autuação não poderá implicar em penalidades e/ou multas para o infrator, este apenas receberá uma Carta Educativa, informando a infração, quais as penalidades que o infrator poderia receber (pontuação e valores de multas), quais as possíveis consequências, informações sobre estatísticas de acidentes provocados pela infração cometida, além de demonstrar para o infrator que mesmo a infração não tendo sido observada por um agente competente, ela foi observada e repudiada pela sociedade.

 

 

 

© Todos os direitos reservados - www.novaprata.rs.gov.br
Webprata