Nova Prata, quarta-feira | 13 de novembro de 2019

Prefeitura Municipal de Nova Prata

This is an example of a HTML caption with a link.

Prevenção do câncer de colo de útero deve ser permanente

Última atualização em 14/02/2018 16:08:03

 

Além do câncer de mama outro que preocupa as mulheres é o de colo uterino. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA, esse é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Exame Preventivo

O exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolau) é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico da doença. O exame pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados. É fundamental que os serviços de saúde orientem sobre o que é e qual a importância do exame preventivo, pois sua realização periódica permite reduzir a mortalidade pela doença.

O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar e se o exame for realizado com boa técnica e de forma delicada.

Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) no dia anterior ao exame; evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.

Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.

 

Quem deve fazer e quando fazer o exame preventivo

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual e que estão entre 25 e 64 anos de idade. Devido à longa evolução da doença, o exame pode ser realizado a cada três anos. Para maior segurança do diagnóstico, os dois primeiros exames devem ser anuais. Se os resultados estiverem normais, sua repetição só será necessária após três anos.

O que fazer após o exame?

A mulher deve retornar ao local onde foi realizado o exame (ambulatório, posto ou centro de saúde) na data marcada para saber o resultado e receber instruções. Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado e apresentá-lo ao médico.

Na Unidade Básica de Saúde Central de Nova Prata, semanalmente, às terças-feiras à tarde, as mulheres têm a oportunidade de realizar o exame para a prevenção do câncer de colo uterino. As interessadas podem agendar o exame na recepção da Unidade, não sendo necessária requisição médica. Nas demais unidades de saúde de Nova Prata, o exame também deve ser agendado nas recepções.

 

Enfermeira mostra como é coletado o material para o exame

 

 

 

 

© Todos os direitos reservados - www.novaprata.rs.gov.br
Webprata